2 CORÍNTIOS 5, 8 NEGA A DOUTRINA DO PURGATÓRIO?

Por This Rock Magazine – Março/1990

Tradução: Carlos Martins Nabeto

São Paulo

– Um amigo batista afirma que 2Coríntios 5,8 ("Estar ausente do corpo é estar presente com o Senhor") nega a doutrina do Purgatório. O que eu devo responder? (Anônimo)

Você deve pedir para o seu amigo reler o versículo. Ele diz: "Eu digo que estamos confiantes e dispostos a estarmos ausentes do corpo, para estarmos presentes com o Senhor" (Versão do Rei Tiago [KJV]); "Estamos com boa confiança, e gostaríamos de deixar o corpo e habitar com o Senhor" (Versão Padrão Revisada [RSV]); "Temos, pois, confiança e preferimos estar ausentes do corpo e habitar com o Senhor" (Nova Versão Internacional [NVI]).

Observe o que estas traduções não dizem. Elas não dizem que estar ausente do corpo é a mesma coisa que estar com o Senhor.

Se fosse assim, elas não apenas estariam refutando o Purgatório, como também o Inferno. Você pode estar ausente do corpo e estar presente no Inferno – você sabe – e, portanto, não estaria com o Senhor.

O que Paulo está dizendo é que ele gostaria de deixar este mundo e estar presente com Cristo no Céu. Ele não diz nada – nem de relance – sobre passar pelo Purgatório para chegar até o Senhor [no Céu]. É o que acontece também quando alguém diz: "Eu quero sair da Califórnia e ir para o Missouri", não querendo negar que precisará passar pelos outros Estados que fazem parte do caminho.[1]

A forma como você cita 2Coríntios 5,8 dá a impressão de que estar ausente do corpo é exatamente a mesma coisa que estar no Céu com o Senhor. Mas a sua citação é, na verdade, uma paráfrase; e às vezes paráfrases enganam. O versículo escrito por Paulo não diz nada sobre o Purgatório, nem de um jeito nem de outro.
—–
Nota:
[1] No Brasil, poderíamos usar como frase semelhante: "Sair de São Paulo para chegar, por via terrestre, no Espírito Santo", o que significa precisar passar por Minas Gerais ou Rio de Janeiro (ou até por mais Estados, dependendo do roteiro) para chegar ao destino (NdoT).

Fonte: Catholic Answers – http://www.catholic.com

MARÇO/1990, This Rock Magazine –. Apostolado Veritatis Splendor: 2CORÍNTIOS 5,8 NEGA A DOUTRINA DO PURGATÓRIO?. Disponível em http://www.veritatis.com.br/article/5800. Desde 03/09/2009.

Postado em: http://carloslopes-shalom.spaces.live.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s