Rezar ou Orar?

nsdores

Na quarta-feira passada, 25/03/09, participei de mais uma Semana Missionária organizada pela nossa Comunidade Católica Shalom, dessa vez, no bairro Genibaú, aqui em Fortaleza… Foi uma grande bênção! Estrutura montada ao lado da Igreja (em meio a várias denominações protestantes…) para o louvor, oração, Adoração do Santíssimo e o ponto alto, a Santa Missa.

A evangelização se deu porta-a-porta…

Em um dos momentos de evangelização, abordei uma jovem na porta de sua casa. Iniciei uma conversa e ela se mostrou indiferente, chegando a rir diante de algo inusitado para ela! Disse que era “evangélica” e que já tinha “aceitado Jesus”… Eu me mostrei feliz por isso e disse que nós tínhamos alguém em comum: o nosso Salvador. Após falar sobre Jesus Eucarístico, perguntei se poderia fazer uma oração! Ela, então, disse que éramos “diferentes, pois nós, católicos, rezávamos e eles, evangélicos, oravam…

Então, há diferença entre Rezar e Orar?

Para nós católicos não há diferença entre rezar e orar; para os protestantes, rezar é fazer orações lidas ou memorizadas. Então, como eles não têm orações memorizadas ou lidas, preferem o termo orar…

Então, irmãos, para nós, católicos, não importa o termo, mas a condição sincera do nosso espírito quando apresentamos ao Senhor os nossos pedidos, louvores e ação de graças!

Ah! Sobre a jovem, ela me deixou apenas “orar” impondo as mãos sobre ela… (finalizando com uma Ave-Maria silenciosa…)

Um grande abraço Shalom!!!

Carlos Lopes שלום
Shalom do Pai, pelas mãos de Maria!!!

Postado em: http://carloslopes-shalom.spaces.live.com/

Anúncios

2 comentários em “Rezar ou Orar?

  1. Paz e bem Carlos! Na verdade, rezar vem do latim recitar. Onde concluimos que, quando oramos em viva voz, rezamos, porque recitamos uma oração, independentemente de ser lida ou memorizada. Quanto aos protestantes (luteranos, metodistas, etc.), eles também possuem livros de orações; no entanto, os pentecostais não – mas estes também tem orações lidas e memorizadas, em forma de canção. Quando cantamos, segundo Sto. Agostinho, oramos duas vezes. Te convido para o meu blog: http://www.portaldaigreja.net

    1. Shalom, irmão!
      Obrigado por enriquecer o post!

      Resumindo, sobre os protestantes terem “livros de orações”, seria impossível afirmar a mesma coisa para todos, afinal, existem milhares de denominações dentre as quais, não há UNIDADE de entendimento.
      Ademais, considero os pentecostais como protestantes, afinal, estão alicerçados na mesma areia…
      São irmãos que, mesmo unidos a nós pelo Senhorio de Jesus, não vivem plenamente a Verdade fundada na Rocha!
      Então, o entendimento geral é de que são contra as “orações repetitivas”, as quais chamam geralmente de “reza”, enquanto o “orar”, para eles, é fruto das “orações espontâneas”…

      Vou fazer-lhe uma visita, com certeza, no site! Obrigado pelo convite!
      Carlos Lopes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s