“PORQUE TE AMO, Ó MARIA”

por Santa Teresa do Menino Jesus (1873-1897)
Carmelita, Doutora da Igreja – Poema «Porque Te amo, ó Maria», estrofes 4-7 (OC, Cerf DDB 1992, p.751)

DSC00457

«O senhor fez em mim Maravilhas» (Lc 1, 49)

Como te amo, Maria, quando te dizes serva
do Deus que conquistaste pela tua humildade (Lc 1, 38),
tornou-te omnipotente essa virtude oculta.
Trouxe ao teu coração a Santíssima Trindade
e quando o Espírito de Amor te cobriu com a Sua sombra (Lc 1, 35),
o Filho, igual ao Pai, em ti encarnou.
Inúmeros serão os Seus irmãos pecadores,
Uma vez que Jesus é o teu primogénito! (Lc 2, 7)

Ó Mãe muito amada, apesar da minha pequenez,
trago em mim, como tu, o Todo-Poderoso,
mas não tremo ao ver em mim tanta fraqueza.
Os tesouros da Mãe pertencem aos filhos
e eu sou tua filha, ó Mãe querida.
As tuas virtudes e o teu amor não me pertencerão também?
E quando ao meu coração chega a Hóstia santa,
Jesus, teu suave Cordeiro, crê repousar em ti!

Fazes-me sentir que não é impossível
seguir os teus passos, ó Rainha dos eleitos,
porque tornaste o trilho do céu visível,
vivendo cada dia as mais humildes virtudes.
A teu lado, Maria, gosto de ser pequena
para ver como são vãs as grandezas do mundo.
Ao ver-te visitar a casa de Isabel,
aprendo a praticar uma caridade ardente.

Aí escuto arrebatada, doce Rainha dos anjos,
o canto sagrado que jorrou do teu peito (Lc 1, 46 ss.);
ensinas-me a cantar os divinos louvores
e a gloriar-me em Jesus, meu Salvador.
Tuas palavras de amor são rosas místicas
que perfumarão os séculos vindouros.
Em ti, o Todo-Poderoso fez maravilhas,
desejo meditá-las a fim de delas usufruir.

Postado em: https://carloslopesshalom.wordpress.com

3 comentários em ““PORQUE TE AMO, Ó MARIA”

  1. Este poema de Teresa ,bastante longo,é uma poesia espontânea de Teresa(algumas foram feitas a pedido das irmãs),e é de maio de 1897,isto é já está enferma quando o escreve.Teresa tinha o desejo de deixar escrito tudo que ela pensava a cerca de Nossa Senhora.Justo no mes de maio,ela realiza este sonho,e deixa em versos o que ela havia meditado sobre a Mãe.Talvez já pressentia a difusão de seus escritos,e a importância de deixar por escrito.Ela não gostava de tantas coisas inatingíveis que se falava de Maria,em sua época.Teresa recorre ao Evangelho,sua fonte ,nêle se baseia sua devoção a Maria e seu amor filial por ela.Ela quer nos mostrar Maria muito humana,capaz de ser imitada,e não só admirada;queria nos mostrar Maria como modelo de perfeição evangélica,no seu dia-a dia de Nazaré.Com certeza via em Maria sua Pequena Via levada à perfeição.Quer também nos levar a amar Maria como ela Teresa a amava…Será seu último verso,mais completo quero dizer,porque ainda no mes de julho,escreverá seu pequeno verso “Vem Hóstia Branca que eu amo”.

      1. Obrigada,Carlos,por ter postado meu comentário.
        No facebook criei uma página sobre a ‘História de uma alma’,se vc quiser pode visitar,comentar,divulgar.Eu venho há muito tempo me dedicando a ler a Obra de S.Teresinha,e queria poder divulgar sua Pequena Via.
        Paz!

Deixe um comentário

