PALAVRA DE MOYSÉS AZEVEDO – PARRESIA E COMUNHÃO

Moysés 

Palavras de Moisés Azevedo, fundador da Comunidade Católica Shalom, no XXII Congresso Nacional da Renovação Carismática Católica – 18/07/2003.

"O Reinaldo me pediu para partilhar sobre a experiência de ter pregado um retiro para líderes da Renovação na Itália. Naquela ocasião, disse para eles que estava me sentindo como João Batista diante de Jesus. Mas, pela força do batismo foi uma graça. Como disse um poeta, as brechas que temos é onde Deus pode entrar e fazer-nos tocados pela graça e sermos instrumentos de conversão para muitos.

Se você, meu irmão, é um vaso de barro, prepare-se! Deus tem tesouros magníficos para colocar na sua vida.

Vou começar a pregar para vocês com um testemunho. O nosso tema é “Parresia e comunhão”.

Uma vez, quando fui pregar noutra ocasião, para nossos irmãos da RCC da Itália, sentei na cadeira do avião com o propósito de preparar a pregação. Pedi a Jesus para não colocar ninguém do meu lado, para eu poder preparar a pregação para mais ou menos seis mil pessoas no encontro. Que oração, hein? Dois jovens sentaram ao meu lado e começaram a ler um livro sobre espiritismo. Vi que não podia me omitir e abri um livro católico, com a capa bem católica. Ele começou a olhar para o meu livro e eu, para “dar corda”, comecei a olhar para o dele. Ele olhou para o meu e me perguntou se era um livro religioso.

Aí tive a oportunidade. Falei que era ele que era um livro sobre Jesus, contei da minha experiência, falei do Amor de Deus.

A moça do lado dele estava muito séria, fechada e vi que ela estava precisando mais do que ele. Comecei a falar mais alto para ela escutar e falei o que Santo Agostinho falou: “O homem tem um vazio muito grande, e tenta preencher esse vazio com sucesso, dinheiro, projetos pessoais, e só Deus pode preencher esse vazio”.

Neste momento ela olhou para mim e vi duas lágrimas no rosto dela. Ela disse que entendia bem desse vazio e sofria de uma doença que causa descontrole no comer. Perguntei se ela queria preencher aquele vazio e conversamos sobre Deus a viagem inteira.

Era isso que eu tinha que fazer: cuidei das duas ovelhas perdidas e deixei as noventa e nove.

De graça devemos dar. Isso é um mandato para todos. Evangelizar não é uma questão de opção. É uma questão de obediência. Obediência em primeiro lugar a Jesus: “Ide aos confins da Terra e anunciai o evangelho a toda criatura”, “Assim como o Pai me enviou eu vos envio. Recebei o Espírito Santo.”

Mas não é só uma obediência a Jesus. É uma obediência ao Espírito. O Batismo no Espírito leva imediatamente a uma ousada evangelização. Aquele que recebeu o Batismo no Espírito e não sai para evangelizar não recebeu plenamente a graça do Batismo no Espírito.

É uma obediência também à Igreja. O que a Igreja nos diz hoje pelo grande profeta dos nossos tempos? O Papa João Paulo II. “É necessária uma nova evangelização”.

Evangelizar também é uma exigência do amor.

Você sabe que na primeira aparição de Jesus Ressuscitado aos discípulos, Tomé não estava. Os discípulos ficaram entusiasmados, mas Tomé disse que se não coloca-se a mão nos chagas de Jesus, no coração aberto. É como se ele dissesse: “Se eu não tocar, eu não creio”. Oito dias depois, Jesus, carinhosamente, se dirigiu a Tomé e disse: “Aproxima tua mão e coloca aqui no meu lado. Não sejas incrédulo, mas crê.” Tomé recebe o choque da ressurreição e aquele que era um incrédulo faz a mais bela profissão de fé do Evangelho: “Meu Senhor e meu Deus!”

Esses “Tomés” que estão aí nos shopings, nos bancos, também têm dentro deles essa inquietude de Tomé e querem ver, tocar em Jesus. Esse homem de hoje, do terceiro milênio precisa ver e tocar em Jesus. Mas quem são os membros do Corpo de Jesus? Nós. O homem de hoje quer ver Jesus em você e em mim.

O homem de hoje quer tocar em Jesus tocando em mim e em você. Ao tocarem em você poderão ter o choque da ressurreição. Esta experiência que as pessoas do tempo de hoje fazem através de você ;e mais poderosa do que a de Tomé. E se você crer, você verá a Palavra de Deus.

Para tudo isso: Parresia.

Parresia é uma palavra grega, presente no novo testamento, que é o fogo que faz com que a testemunha tem a coragem e a ousadia de anunciar aquilo que de graça recebeu na sua vida, uma fé carismática, não deixar que nada detenha o anúncio da Pessoa de Jesus.

Hoje nós precisamos deste fogo do nosso coração. É preciso reacender este fogo! Parresia é uma graça que dar um apaixonamento por Jesus, pela Igreja, pela humanidade.

Parresia é ter um apaixonamento por Jesus, pela Igreja e pela humanidade – um apaixonamento pelos homens, pela humanidade que não tem Jesus. Você não pode ficar parado!

Esse apaixonamento nos fará sofrer “loucuras” por amor a Jesus. Como Paulo, cinco vezes chicoteado com quarenta golpes, três vezes flagelado, três vezes náufrago, frio, nudez…” Ninguém passou pelo que Paulo passou. “Mas, quando eu sou fraco é que sou forte”. Parresia é isso. Nada pode nos deter, porque o Espírito que está em nós é maior do que o espírito que está no mundo!

Vamos sair das sacristias! Nós somos chamados para estar nas praças, nas estradas! A quermesse paroquial é ótima para quem está na paróquia, mas e os outros, os milhões, que nem sabem o que é paróquia, o que é quermesse!?

Devemos ter iniciativas ousadas! Nada iniciativa medíocre.

Por noite lá em Fortaleza, na micareta se reúne um milhão de jovens. Nós realizamos um encontro lá, paralelo à micareta, com 50 mil jovens. É pouco! Eles têm um milhão. O nosso pode ser não igual, mas muito melhor.

Sem fecundar na oração não tem Parresia, porque ninguém dá o que não tem. Anunciar Jesus com a potência do Espírito, na ternura, no acolhimento. Evangelização nas ruas é autenticamente católico. Exemplo: Jesus com os discípulos de Emaús, São Felipe Néri.

Evangelizar com criatividade. Parresia. Não sejam pescadores de aquário. Vão ao mundo, às ruas, às praças!! Vamos pela arte, pela política. Vão ao encontro dos resistentes. Sabe qual é o fracasso de uma evangelização? Não é não tocar o coração da pessoa, mas é não tornar a pessoa evangelizada um outro evangelizador.

Cruz: não há outro meio de fecundidade na Igreja. Você não vai evangelizar ninguém se você não comprometer a sua vida té o fim. Só se chega ao sacrifício por aquilo que se ama. Ninguém se sacrifica por aquilo que não ama. Esquecer de si mesmo e lembrar de Deus e dos homens.

João Paulo II disse: “Se a palavra não converter, o sangue converterá”. Se não for o martírio do sangue vermelho, será o do sangue branco, isto é, não ter hora, estar sempre disponível…

“Pai, que todos sejam um para que o mundo creia que Tu me enviaste.” A unidade dá credibilidade e potência naquilo que anunciamos. A Igreja é unidade na diversidade. É essa diversidade que faz a beleza da Igreja. O outro não é igual a mim. É preciso ter maturidade eclesial.

A diversidade é uma das identidades do nosso ser católico. Por isso temos que acabar com o conflito com o diverso. E, graças a Deus, como já superamos isso!

João Paulo II disse: “A Igreja terá necessidade de muitas coisas para sua caminha histórica, mas se faltar a caridade tudo será inútil.”
Em meio a diversidade dos carismas, reine a sincera caridade. Reine a comunhão.

Dentro da RCC há muitas expressões. Isso não é problema. É riqueza no meio de nós. O mundo precisa e nós não podemos ficar entre nós com divisões, porque a nossa unidade conquistará o mundo. A nossa unidade nos complementa para a missão. Comunhão não é perder a identidade. Ë com a nossa identidade contribuir com a missão da Igreja.

“Onde não existe amor, ponha amor e colherás amor.”

Eu gostaria de finalizar falando de uma grande exemplo de Parresia: João Paulo II. Esse homem traz uma urgência. A urgência dentro dele é maior do que tudo. Nada o pode deter. Olhando para ele todas as nossas desculpas caem no chão. Profeta dos nossos tempos, é ele que nos convida a evangelizar.

Parresia!
Comunhão!
Missão!

Em nome de Jesus Cristo, em nome da humanidade que geme e sofre com a falta de Deus.

Juntos, como família, digamos: “Mesmo enfermo, eu sou guerreiro!” Santa Catarina de Sena disse: “Se fordes aquilo que deveis ser, tocareis fogo no mundo inteiro, tocareis fogo no mundo inteiro!”

Diga para você mesmo também: “Se eu for aquilo que deverei ser tocarei fogo no mundo inteiro!” "

Fonte: http://www.comshalom.org/vocacao/shalom/fundador_co_fundadora/palavras_moyses.html

Postado em: https://carloslopesshalom.wordpress.com/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s