ATÉ OS ÍNDIOS PERCEBERAM, MUITOS DE NÓS AINDA NÃO…

(Trecho da entrevista Dom Fernando Arêas Rifan)

primeiramissanobrasil3 

A liturgia é algo sagrado. Portanto, algo que nos fala de Deus. É interessante que qualquer pessoa sabe disso. Uma das coisas mais tocantes da história do Brasil foi aquela passagem da carta de Pero Vaz de Caminha, quando ele narra a primeira Missa no Brasil. Ele conta que os portugueses chegaram, os padres formaram o altar, prepararam o órgão e começou a Santa Missa. Os índios foram chegando e começaram a imitar os gestos dos portugueses.

E quando veio ao Evangelho, que nos erguemos todos em pé, com as mãos levantadas, eles (os índios) se levantaram conosco e alçaram as mãos, ficando assim, até ser acabado: e então tornaram-se a assentar como nós… e em tal maneira sossegados, que, certifico a Vossa Alteza, nos fez muita devoção. (Carta de Caminha a El-Rei, 1º de maio de 1500).

Um detalhe interessante é que durante a Santa Missa chegou um outro grupo de índios. Um índio do primeiro grupo, que já estava ali, quando certamente interrogado por um índio do segundo grupo sobre o que estava acontecendo, apontou para a missa e apontou para o céu. Para mim este é o melhor comentário sobre a Santa Missa. Apontou para a Santa Missa e apontou para o céu: quer dizer, está-se passando a comunicação da terra com o Céu. Está-se fazendo uma coisa sagrada. Esse caráter sagrado é que a gente não pode deixar perder na liturgia…

(Trecho da entrevista Dom Fernando Arêas Rifan)

Pense nisso… Não vá à Santa Missa de qualquer jeito, disperso, mas abra-se totalmente à Graça. Um ótimo direcionamento é o silêncio já no caminho à Igreja. Silencie e coloque o calvário em sua mente!

Quando sair de lá, saciado pela Palavra e pelo Corpo de Cristo, viva concretamente o amor a Deus e aos homens!

Postado em: https://carloslopesshalom.wordpress.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s