INVEJA BOA E MÁ

image

Algumas pessoas devem ter estranhado o título desta mensagem. Será que existe uma inveja boa? Sim, existe. Ela é uma virtude e se chama eutrapélia. Na verdade, não é uma inveja no estrito senso, pois toda inveja em si é má. A eutrapélia é uma virtude que olhando uma qualidade interior ou mesmo um bem material que alguma pessoa tem, somos movidos a conquistá-lo.

Nesta virtude as coisas boas que os outros têm são um estímulo para que eu também procure este bem. Quantas vezes os outros foram e têm sido um estímulo para nós! Não há nisso nada de ruim.

Mas ao lado desta virtude, desta qualidade boa, há a má inveja ou simplesmente a inveja. O que a inveja tem de característico que a distingue da virtude da eutrapélia? Ao contrário desta virtude, onde o bem dos outros provocam sentimentos bons no nosso coração, a inveja se caracteriza por produzir sentimos ruins.

A pessoa invejosa quando vê um bem material ou espiritual em outra pessoa, sente:

– tristeza: tristeza ao ver que esta pessoa possui este bem, porque ela tem e eu não tenho, porque ao ter este bem é mais feliz do que eu, porque tendo este bem se sobressai sobre mim;

– dor: uma dor interior provocado por um sentimento de humilhação: ela tem e eu não tenho;

– raiva: uma raiva que corrói o coração e faz ter desejos ruins contra a pessoa invejada: desejar que esta pessoa se dê mal, que perca o emprego, que perca o namorado (a namorada), maquinar algo para prejudicá-la etc.

Movidos pela inveja, não só sentimos coisas ruins, mas podemos fazer ações concretas para prejudicar a pessoa invejada. Movidos pela inveja se pode inclusive, se não se luta contra este sentimento, a tirar a vida de alguém. Quantas histórias como esta já ouvimos!

A inveja pode não levar necessariamente a sentimentos explicitamente ruins mas a algo que não é tão bom, que não deveria existir: a competição entre as pessoas. Há uma competição saudável, boa, mas a competição gerada pela inveja é ruim. Esta competição nos leva a:

– estar olhando continuamente para os passos de quem começo a competir;

– olhá-lo mais como rival do que como amiga, colega;

– perder a paz toda vez que vejo que esta pessoa deu um passo, subiu um degrau etc. Esta inveja também corrói a nossa alma.

Como sabemos a inveja pode aparecer em todos os ambientes. Pode aparecer:

– em casa: numa competição entre mãe e filha;
– entre irmãos;
– no trabalho: que é um ambiente incrivelmente fértil para a inveja;
– na academia de ginástica etc.

Um esclarecimento: sentir inveja é absolutamente normal. As situações nos fazem sentir inveja. Este sentimento surge instintivamente. O erro da inveja é “deixar-se dominar, dar trela, alimentar este sentimento”. O mal não está em sentir, pois o sentir é humano, faz parte da nossa natureza. O mal está em “consentir”, isto é, uma vez que eu sinto, dar vazão livremente a este sentimento ruim.

Façamos o propósito de lutar com todas as forças para que a inveja não tome conta do nosso coração. Se cada um de nós fizer isto, a sociedade se tornará muitíssimo melhor, eliminaremos grande parte do mal que há no mundo.

***************************************
Pe. Paulo M. Ramalho – Sacerdote ordenado em 1993. Engenheiro Civil formado pela Escola Politécnica da USP; doutor em Filosofia pela Pontificia Università della Santa Croce; Capelão do IICS (Instituto Internacional de Ciências Sociais). Atende direção espiritual na Igreja de São Gabriel, em São Paulo.

Posted from WordPress for Android

Anúncios

Um comentário em “INVEJA BOA E MÁ

  1. QUANTO CONSENTIDA DE PROPÓSIT0, a inveja é um dos pecados que dá a possibilidade de descontentarmos com a vontade de Deus, que é livre, para doar mais ou menos a quem quiser; portanto, ser invejoso é não se contentar com ela, revolta-se com alguém ter determinados dons e ele mesmo não os possuir, ou alguém que não gostaria que os possuísse.
    ENDEREÇOS UTEIS PARA SE CHECAREM: PADRE RODRIGO MARIA DETONA O PT NA CARA DURA!.(Conferi apenas no You Tube e Blog)
    FACEBOOK: http://www.fb.com/deniseabreu.br
    FANPAGE CONEXÃO DENISE ABREU: http://www.fb.com/conexaodeniseabreu
    TWITTER: http://www.twitter.com/conexaodenise
    YOUTUBE: http://www.youtube.com/user/conexaodeniseabreu
    BLOG: http://conexaodeniseabreu.blogspot.com.br/
    GOOGLE+: http://plus.google.com/+ConexaoDeniseAbreu/posts
    MIXCLOUD: http://www.mixcloud.com/conexaodeniseabreu
    ISSUU: http://www.issuu.com/deniseabreu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s