ORAÇÃO DE NATAL

Maria Emmir Oquendo Nogueira
Cofundadora da Comunidade Católica Shalom

image

Jesus, Maria, José, eis-me aqui na intimidade da família de vocês. Aliás, danossa família, pois dizem que este Jesus que nasce hoje me fez filho de Deus Pai, Pai dele, Pai de vocês, Pai nosso!

Eis-me aqui, Jesus, porque sou pecador. Você, tão pequenino, bem sabe disso. Sou pecador, sou fraco e, pior, vivo fugindo de ti. Do teu olhar que penetra minhas entranhas mais profundas; do teu amor que me atrai e ao mesmo tempo me amedronta e afasta. Entregar-me ao teu amor coloca em risco a zona de conforto que estabeleci para mim. Tenho medo de que me peças o que conquistei com tanto esforço!

Eis-me aqui, Jesus. Nem sei direito o que me trouxe aos teus pés. Talvez essas emoções todas que envolvem o Natal. Realmente, não sei. Sei que estou aqui, aos pés de um Menino totalmente dependente de José e Maria. E, como bobo, te falo como se tu soubesses falar, como se tu entendesses que meu coração inquieto anseia por ti. Onde já se viu tratar de coisas sérias com um recém-nascido?

A verdade é que me sinto meio tolo, mas é verdade, também, que não quero perder esta chance de parar e rezar. Não foi fácil chegar aqui: correria para presentes de última hora, tomar banho, me arrumar, esperar que se arrume as crianças, pensar na melhor hora de chegar para evitar certos parentes. Complicado, viu? Muito complicado.

Olho vocês três aí, imóveis, apenas existindo, apenas vivendo, apenas sendo. E, pior, parecem muito felizes, tranquilos, em paz. Não sentem o mau cheiro dos animais? Não se acusam mutuamente por não terem feito reservas em Belém com a devida antecedência? Não xingam Herodes, com seu decreto ridículo? Não se irritam por as coisas não terem corrido segundo os planos de vocês?

Jesus, Maria, José, vim buscar a paz de vocês. Deixem-me ficar aqui quietinho, em silêncio, a – a – ado – adorando! Pronto! Disse! Adorando! Eu, que confio mais em mim mesmo do que em ti, Jesus. Eu, que penso em ti somente no momento do sufoco, ou melhor, sequer penso em ti! Adorando…..! Imaginem eu, logo eu, te adorando! Não…. Devo estar louco, ou ficando velho! Eu, que sempre fiz tudo para não precisar de ninguém, adorando???? Eu, que quero todos aos meus pés me dispondo a estar aos teus pés? Preciso procurar um médico!

Mas, sabe, Jesus, aqui entre nós, ando meio cansado. Meio fraco, sabe, sem forças para continuar a corrida desenfreada que é minha vida. Para onde estou indo? Paraquem estou indo? Sabe, Jesus, eu quero mais. Eu preciso de mais! A vida não pode ser só isso: trabalhar, curtir, vencer, ser o centro de tudo! Coisa mais boba! Basta vir um ventinho e… tudo se vai, tudo cai. Conheço tantos casos tristes…

Ouvi dizer que você é Amor. E o amor sempre age. Ok. Isso eu entendo. O que não entendo é que precisasse ser assim, tão exagerado: primeiro, um recém-nascido igual aos outros. Depois, um crucificado igual aos outros. Não dava para ter sido mais… mais… espetacular? Mais… mais… sei lá! Mais… tchan-raaaaaaannnn! Você é tão pequeno, pobre, discreto! Isso me irrita! Fico achando que é fingimento teu! Desculpe! Sei que não é! Ninguém brinca com a própria vida a esse ponto.

Desde que me entendo, ouço dizer que você ressuscitou. Mas cadê as provas científicas? Sem elas, como vou acreditar? Bem, é verdade que acredito em muitas coisas sem prova nenhuma, mas… pedir provas científicas é moderno, entende, rende conversa na roda…

Você não diz nada?!? Não me responde?!? Não faz cair um raio que me parta ao meio?!? É isso amar? É assim que você ama, me aceitando como sou?!? Sem exigir?!? Sem me acusar?!? Sem complicar?!? Ok. Entendi. É esse mesmo seu jeito de amar. Ponto final. Aceito!

Mas, me deixa, Jesus, acertar contigo uma coisinha mais: me mostra quem tu és. Tipo assim, me mostra teu rosto. Entra na minha vida, vê se dá para ser bem real para mim. Eu não quero ter vida medíocre. Quero a verdade! Quero tudo! Me dá fé! Me ama, Jesus! Me ama, Menino Jesus! Me ama agora, hoje! Eu permito, eu aceito! Eu suplico: AMA-ME!

Amém!

Posted from WordPress for Android

Deixe um comentário

